Data: 21/11/2025
Texto: Suframa/Divulgação
Fotos: Andrés Pascal/Suframa e Divulgação/Suframa
A participação da Suframa na 28ª Conferência Zonas Francas Ibero-América foi encerrada nesta sexta-feira (21) com uma série de visitas técnicas na cidade de Colônia do Sacramento, um dos centros econômicos e históricos mais importantes do Uruguai. A comitiva, formada pelos servidores Camilla Abitbol e Andrés Pascal, conheceu a Zona Franca de Colonia, que completou 103 anos de funcionamento e, desde 1994, opera no modelo de parceria público-privada, o único do país nesse formato.
O complexo abriga cerca de 60 empresas, distribuídas em mais de 50 edificações com forte investimento industrial, e mantém aproximadamente 650 postos de trabalho diretos, números que reforçam sua relevância para a economia uruguaia. Entre as empresas instaladas está a PepsiCo, responsável pela produção de concentrados de bebidas e que atualmente emprega 212 trabalhadores na unidade.
A visita permitiu que os representantes da Suframa conhecessem em detalhes a estrutura, a gestão e os fluxos operacionais do local, que se destaca pela longevidade, eficiência e capacidade de atração de investimentos, mantendo-se competitivo por mais de um século.
Zona Franca del Plata
Ainda em Colônia do Sacramento, a comitiva visitou as obras da Zona Franca del Plata, um empreendimento voltado ao setor de serviços que vem sendo construído desde 2023 e que deve ser concluído em 2026. A nova zona franca nasce com o objetivo de ampliar o ecossistema empresarial uruguaio, trazendo oportunidades para áreas como tecnologia, finanças, consultoria e logística. A visita mostrou mais um aspecto da diversidade do modelo uruguaio, que hoje conta com 15 zonas francas em operação.
Intercâmbio e prospecção
Na quinta-feira (20), os servidores da Autarquia também estiveram nas obras do World Trade Center Punta del Este, localizado em um ponto estratégico da cidade, com vista panorâmica de toda a península. O empreendimento, que contará com 26 andares, deverá ser inaugurado em dezembro e vai reunir empresas de setores como logística, contabilidade e serviços corporativos, reforçando o ambiente internacional de negócios do local.
Ainda no mesmo dia, a equipe visitou os estandes da conferência, conheceu oportunidades de negócios e serviços voltados ao universo das zonas francas e apresentou a Zona Franca de Manaus para expositores, empresas e investidores de diferentes países. Esse diálogo direto permitiu destacar o potencial do Polo Industrial de Manaus e sua contribuição para o desenvolvimento econômico da Amazônia, fortalecendo a projeção internacional do modelo brasileiro.
Saldo positivo
Para a servidora Camilla Abitbol, a participação da Suframa na conferência foi de suma importância, pois proporcionou um intercâmbio institucional e a oportunidade de entendimento de diferentes formatos de zonas francas, especialmente em um país com grande tradição regulatória e diversidade operacional como o Uruguai. Para ela, ao apresentar a Zona Franca de Manaus e dialogar com novos investidores, a Autarquia contribui para consolidar parcerias, ampliar redes de cooperação e fortalecer o modelo ZFM no cenário global. “As visitas in loco a estas zonas francas uruguaias permitiram à Suframa consolidar conhecimento sobre outros modelos operacionais e de gestão, além de promover intercâmbio estratégico e posicionamento competitivo da Zona Franca de Manaus no cenário internacional”.

