Decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicado nesta quinta (7) no Diário Oficial da União. Região engloba Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
O presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio das Forças Armadas para combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia, de acordo com um decreto publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira. Em vigor de 11 de maio a 10 de junho, o decreto segue a decisão de Bolsonaro de enviar as Forças Armadas no ano passado, após protestos internacionais pela crescente destruição da maior floresta tropical do mundo, que retém grandes quantidades de gases de efeito estufa que causam mudanças climáticas.
A determinação se aplica à faixa de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais nos estados, mas a atuação das tropas também poderá se estender a áreas estaduais se houver pedido dos governos. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicado no Diário Oficial da União. As missões de GLO são realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, e ocorrem quando “há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”, segundo o Ministério da Defesa.
Fonte: Portal.voce.com