O governador, Wilson Lima (PSC), declarou que planeja reabrir gradualmente o comércio do Estado a partir do dia 1º de junho. O anúncio foi feito durante entrevista à CNN neste domingo, 24.
Segundo o governador, a decisão leva em consideração a queda no número de óbitos por Covid-19. “Desde a semana passada, sentimos uma queda no número de casos de coronavírus no estado, e eu me refiro aos óbitos. A gente tem acompanhado muito a quantidade de enterros que tem ocorrido aqui na capital. No final de abril, início de maio, tivemos em um dia 160 enterros. Ontem houve 48 enterros”, afirmou. “Estamos tentando encontrar um equilíbrio, ampliando a nossa estrutura de saúde, mas por outro lado também entendendo da necessidade do funcionamento mínimo possível das atividades econômicas”.
O governador informou que vai se reunir nesta segunda-feira, 25/5, com o Comitê de Crise do Covid-19 para discutir a estratégia de retomada das atividades do comércio de forma gradual.
“Vamos observar como os números se comportam nesta semana. A qualquer momento podemos retroagir e adotar medidas protetivas”.