Na manhã desta segunda-feira (07), o deputado estadual Josué Neto (PSD), se reuniu com o secretário de Fazenda do Amazonas, Alex Del Giglio, com o intuito de melhorar o diálogo entre a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e a Secretaria para maior aproximação entre ambas, alinhando ações que visam a execução de emendas parlamentares neste ano.
Atualmente Josué é presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na Casa Legislativa e segundo ele, um das principais finalidades dessa conversa é dar o pontapé inicial de um novo tempo que se inicia na política do Amazonas, além de fortalecer o diálogo, a harmonia, o respeito e garantir uma aproximação entre o Poder Executivo e Legislativo.
“Tratamos de algo muito importante para todos os deputados e acima de tudo para a população do nosso Estado, que é a execução das emendas impositivas. Acreditamos que o fortalecimento do diálogo, a harmonia e aproximação entre os Poderes é o caminho que beneficia as pessoas, uma vez que quem ganha com a execução dessas emendas é o povo, seja do interior ou da capital”, disse o deputado.
O encontro contou com a presença de servidores da área específica de orçamento da Sefaz, e durante a conversa, o secretário elogiou a iniciativa do parlamentar, sendo algo inovador e muito bom com essa parceira.
“O objetivo é que a partir de hoje possamos alinhar as nossas ações, sobretudo no que se refere ao orçamento para que a gente avance com sistemas e com toda a parte de controle com a finalidade que as emendas impositivas sejam executadas da melhor forma possível. Isso é algo inovador, a gente começa com essa parceria que vai ser muito boa e a ideia é avançar com outras parcerias para as mais diversas áreas”, ressaltou Alex.
O secretário da Sefaz afirmou que acredita numa aproximação maior entre a Sefaz e a Aleam nos próximos anos e que a Secretaria pretende não apenas ajudar para que as propostas dos parlamentares sejam executadas, mas orientar cada deputado sobre o andamento de suas emendas.
Um dos assuntos também destacados na reunião foi a criação da Coordenadoria de Acompanhamento, Elaboração e Execução das Emendas Parlamentares. A proposta deverá ser implantada ainda neste ano na Aleam, com o objetivo de organizar o acompanhamento das propostas feitas pelos deputados e da Sefaz, sendo um controle atual das emendas.
“Um dos objetivos é facilitar o acesso à informação durante a tramitação das emendas na Sefaz. Conversamos muito sobre os prazos, uma vez que a partir do segundo trimestre as emendas começam a ser executadas, e a conversa foi com essa finalidade de proporcionar aos colegas deputados o acompanhamento real da tramitação de suas emendas”, explicou Josué.
O parlamentar garantiu ao secretário que a equipe da Secretaria responsável pela análise das propostas terá um trabalho dinâmico e mais hábil em 2019, uma vez que as emendas possuem cerca de 80% a menos de problemas técnicos, se comparadas aos anos anteriores. Josué afirmou que isso é fruto de um trabalho compromissado e minucioso da CAE sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2019.