Unidade móvel está instalada na Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra, bairro Tarumã, funcionando das 9h às 16h
A carreta Vacina Amazonas, que está em novo endereço desde a quarta-feira (19/01), fechou o primeiro dia de atendimento à população da zona oeste da cidade com 792 doses de vacinas aplicadas.
A unidade móvel vai permanecer estacionada no Escola Escola Estadual Prof. Waldocke Fricke de Lyra – CMPM III, localizada no Parque São Pedro, bairro Tarumã, com atendimento das 9h às 16h.
A vacinação é uma estratégia do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), para levar a vacina para mais próximo da população.
De acordo com secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, a localização no Parque São Pedro é estratégica e importante para os moradores dessa área.
“Nossos profissionais vão estar aqui das 9h às 16h para atender a população. Então você que mora aqui próximo, aproveite a carreta Vacina Amazonas e venha tomar sua primeira, segunda, terceira ou sua dose de reforço. Lembre-se: vacina salva vidas”, afirmou o secretário.
A mudança de local visa aumentar a cobertura vacinal nessa área da cidade. O espaço conta com profissionais de saúde da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com o apoio da Prefeitura de Manaus.
Pedro Menezes, de 39 anos, é morador do bairro Tarumã e, quando ficou sabendo do início da vacinação nessa área da cidade, foi até a unidade móvel do Vacina Amazonas para tomar sua terceira dose.
“Minha terceira dose já estava marcada e como trabalho todos os dias ficava difícil ir a um posto para tomar a vacina. Com a vinda da carreta aqui para o bairro facilitou não só a minha vida, como de toda população que mora aqui”, disse Pedro.
Vacinação – Na carreta é disponibilizada a aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses, além da 4ª dose, disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.
Reforço – Para a população acima de 60 anos, o intervalo para a terceira dose é de, pelo menos, três meses da aplicação da segunda dose. Para pessoas entre 12 e 59 anos, a imunização com a dose de reforço exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses.
Para receber a dose de reforço, é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (para menores de 17 anos) e CPF.
Quarta dose – Para a aplicação da 4ª dose, os documentos necessários são: carteira de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, e laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia, que ficará retida para controle.