O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a Brasília nesta segunda-feira (26), e deve concluir a indicação de Ministérios para seu governo até sexta-feira (30).
A posição a ser ocupada pela senadora Simone Tebet (MDB-MS) continua como um impasse a ser resolvido pelo petista e os dois devem se reunir novamente no início desta semana para definir o futuro da senadora.
De acordo com informações do analista de política da CNN Gustavo Uribe, Lula pretende insistir que ela assuma o Ministério do Planejamento, cargo que ela tem resistido em aceitar. Outras opções para Tebet seriam o Ministério do Turismo, o Ministério das Comunicações e o Ministério das Cidades, mas a senadora deixou claro que não necessariamente precisa fazer da nova gestão caso o posto oferecido não seja satisfatório.
Ainda seguem em aberto 16 pastas no novo governo, e os três principais partidos de cetro e centro-direita – MDB, PSD e União Brasil – estão na disputa para assumir as principais dentre elas.
Fontes ouvidas pela CNN dizem que o PSD deve ficar com indicações para o Ministério da Agricultura e o de Minas Energia, com a possibilidade de uma terceira pasta para a sigla. Já o União Brasil é cogitado para o Ministério das Cidades e o da Integração Nacional, além de cobiçar o do Turismo e o de Planejamento.
O MDB deve ser contemplado com três pastas, incluindo a de Tebet. O Ministério do meio Ambiente é uma possibilidade, caso haja um entendimento junto à deputada eleita e ex-ministra Marina Silva (Rede). O partido também recebeu o indicativo que poderia receber o Ministério das Cidades e o dos Transportes.
FONTE: CNN