Na última quarta-feira (15), um homem de 46 anos suspeito de abusar sexualmente de um filhote de cachorro foi preso pela Polícia Civil. Ele estava foragido da Justiça e foi encontrado durante uma abordagem de policiais militares na cidade de Santa Maria do Pará.
O homem já tinha antecedentes criminosos, tendo respondido por roubo qualificado nos anos de 2007 e 2009, além de maus-tratos emocionais em 2021, em Belém.
Ele foi apresentado na sede da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA) para cumprimento de mandado de prisão preventiva. Segundo a delegada Fernanda Maués, a equipe da Demapa esteve na região nordeste paraense quando foi preso.
Ele já passou por audiência de custódia e permanecerá preso aguardando julgamento no sistema penitenciário.
Ainda de acordo com a delegada, a autoria e a materialidade do crime foram comprovadas após a colheita de depoimentos de testemunhas e obtenção de perícias.
Em janeiro deste ano, as equipes da Demapa e da Polícia Científica realizaram a exumação de um cachorro para investigar denúncias de violência sexual e mutilação. O animal havia sido encontrado morto no bairro da Terra Firme, em Belém, com sinais de ter sido molestado sexualmente e com o rabo cortado.
O suspeito pela morte do animal foi identificado, e testemunhas apontam que ele seria responsável por outras mortes de animais.