O prefeito David Almeida entregou, na quinta-feira, 13/4, as 42 passagens aéreas aos atletas qualificados para representar a cidade de Manaus no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu. A competição nacional acontecerá em Barueri (SP), de 29 de abril a 7 de maio deste ano. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul.
David Almeida explicou que os lutadores contemplados conquistaram as vagas e as passagens por meio da seletiva do programa “Manaus Olímpica”, organizada pela Fundação Manaus Esporte (FME), que aconteceu no início de março e reuniu mais de 400 participantes.
“Não vamos mais ver aquela cena que antes era comum nos semáforos da cidade, atletas campeões com cartazes pedindo ajuda para viajar. Agora, se o atleta tem condições técnicas, ele consegue a sua passagem através da seletiva. Hoje, estamos entregando as 42 passagens aos selecionados que farão parte da delegação de Manaus no campeonato brasileiro. Tenho certeza que iremos trazer grandes resultados para o nosso estado”, enfatizou Almeida.
Avanço
Conhecida mundialmente por ser um celeiro de grandes atletas, a cidade de Manaus deve ter uma das maiores delegações na competição nacional. Todavia, o prefeito David Almeida afirmou que quer mais. Para 2024, ele anunciou que serão 100 passagens distribuídas e uma ajuda de custo de R$ 1 mil por atleta.
“Já temos essa programação, pois sabemos que Manaus é um dos três principais polos do jiu-jítsu do Brasil. Temos uma história no esporte e tenho certeza que com esse incentivo, iremos ampliar ainda mais essa tradição. Além disso, vamos atrás de academias para realizar a troca dos tatames e doar quimonos para os lutadores. Investir em esporte é investir em saúde. Vamos continuar utilizando essa estratégia para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o prefeito.
Para o vice-presidente da FME, Alexandre Maciel, a iniciativa da gestão do prefeito David Almeida será fundamental para dar visibilidade aos jovens atletas que não tiveram experiência em competições fora do Amazonas.
“É uma alegria muito grande para gente poder proporcionar isso aos atletas, esses jovens e adolescentes que nunca tiveram a oportunidade de ter sua visibilidade fora do estado do Amazonas”, finalizou.