A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Força Tática, apreendeu uma espingarda e uma pistola, no domingo (03/03), durante a Operação Protetor das Fronteiras, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus). Em uma das ações, um homem foi preso.
No centro da cidade, os policiais militares identificaram um homem com sinais de embriaguez conduzindo um carro. Durante procedimentos de abordagem e revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas ele confessou que possuía uma arma de fogo em sua residência.
Durante a ação policial, além de uma espingarda calibre 36, três aparelhos celulares, que foram encontrados dentro do carro, e o veículo foram apreendidos.
Na segunda ocorrência, os PM’s realizavam patrulhamento na rua Getúlio Vargas, quando identificaram três homens fugindo quando perceberam a chegada da viatura policial. Nenhum suspeito foi preso, mas durante vistoria naquela área, foi encontrada uma pistola calibre 9 milímetros com seis munições.
As duas ocorrências foram encaminhadas para a 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).
Operação Protetor das Fronteiras: Coordenada pela SSP-AM, a operação é realizada no território brasileiro pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como objetivo o enfrentamento às organizações criminosas.
Denúncia: A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.