Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 1 de junho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Social»Semasc realiza ação de abordagem social a famílias em situação de trabalho infantil
Social

Semasc realiza ação de abordagem social a famílias em situação de trabalho infantil

Redacao News AmBy Redacao News Am20 de junho de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou, nesta quinta-feira, 20/6, uma ação de abordagem social direcionada a famílias em situação de trabalho infantil em pontos das zonas Oeste e Sul da cidade. A iniciativa teve como objetivo identificar e oferecer suporte às famílias e crianças envolvidas em situação de exploração.

As equipes da Semasc, compostas por assistentes sociais e psicólogas, visitaram áreas identificadas como locais onde o trabalho infantil é uma realidade presente. Durante as abordagens, os técnicos procuraram compreender as necessidades das famílias e oferecer orientação sobre os direitos das crianças e adolescentes.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Neila Sardinha, enfatizou a importância da ação para identificar e oferecer assistência a famílias com crianças e adolescentes em situação de rua.

“Hoje é uma ação integrada, conjunta, intersetorial, com vários órgãos de Defensoria Pública e as instituições parceiras da Semasc. E o nosso trabalho é um trabalho minucioso, delicado. A gente vai nas sinaleiras, verificando se tem algumas famílias com crianças e adolescentes, fazendo um trabalho de identificação dessas famílias, de orientação e de oportunizar serviços socioassistenciais”, explicou.

“Realizamos todo um trabalho de conquista, de sensibilização para assim, levar até o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que seja disponibilizado os serviços socioassistenciais, que são o Cadastro Único, encaminhamentos, orientação psicossocial, um trabalho todo intersetorial com essas famílias para que a gente consiga a retirada deles das sinaleiras”, concluiu .

A representante do Centro de Formação Vida Alegre (CFVA), Maura Pantoja, destacou o trabalho e a importância da parceria com a Semasc em ações de enfrentamento ao trabalho infantil, enfatizando as consequências negativas desse tipo de exploração na vida das crianças, tanto emocionalmente quanto em seu desenvolvimento.

“Trabalhamos com crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua e famílias no fortalecimento de vínculos na média complexidade. E a nossa parceria com a Semasc é de suma importância para o enfrentamento contra o trabalho infantil. Sabemos que esse tipo de exploração ocasiona muitas perdas para as crianças, tanto na área emocional como no desenvolvimento delas. E estamos aqui hoje para garantir essa proteção de crianças e adolescentes”, salientou.

A chefe da Média Complexidade, Márcia Helena Braga, explicou como foi feito o encaminhamento das crianças para o Conselho Tutelar e para o Creas Sul, devido a violações de direitos. Ao todo, foram identificadas seis crianças em situações de violação de direitos.

“Nesse primeiro momento conseguimos, juntamente com as instituições parceiras da Defensoria Pública, Instituto Jovens do Futuro e Centro de Formação Vida Alegre, identificar a situação de violação de direito dessas crianças e fazer os devidos encaminhamentos para que sejam atendidas e tiradas dessa situação”, concluiu.


Texto – Camili Vitória / Semasc
Fotos – Diego Lima / Semasc

SEMASC – Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania
Assessor Responsável: Leonardo Fierro – (92) 99446-4599
E-mail: [email protected]

Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticias/assistencia-social/abordagem-familias/

prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeito Renato Junior e presidente Lula entregam 576 moradias semimobiliadas do residencial Morar Melhor no Parque das Tribos e beneficiam mais de 2 mil pessoas

26 de maio de 2026

Prefeito David Almeida entrega nova etapa do cemitério vertical e soluciona déficit histórico de sepultamentos em Manaus após mais de 40 anos sem novos espaços

24 de março de 2026

Prefeito David Almeida anuncia 3º megafeirão com mais de 2 mil vagas e amplia política de empregabilidade em Manaus

24 de março de 2026

Nova sede do Implurb reúne histórias, desafios e expectativas de um novo ciclo para o planejamento urbano da Prefeitura de Manaus

20 de março de 2026

David Almeida entrega UBS Móvel e amplia acesso à saúde básica em áreas vulneráveis

16 de março de 2026

David Almeida anuncia implantação de parque tecnológico no Centro com investimento superior a R$ 14 milhões

16 de março de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.