Nascido em Eirunepé, município no sudeste do Amazonas, Pauderney mudou-se para Manaus ainda na juventude. Formou-se em engenharia civil em 1979 e chegou a iniciar o curso de direito, ambos na antiga Universidade do Amazonas, atual Universidade Federal do Amazonas.
Atuou como professor da antiga Escola Técnica Federal do Amazonas, de 1974 a 1978. Foi também um dos sócios-fundadores da Construtora Capital, empresa que mantém até os dias atuais.
A partir de 1989 ocupou o cargo de diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas até 1990. No mesmo período, foi integrante do Conselho Municipal de Contribuintes.
Em 1992 foi condecorado pelo Governo da Itália com a comenda Cavalieri di Gran Croce, e no mesmo ano recebeu a Ordem de Rio Branco em Brasília.
Filiou-se ao antigo Partido Democrata Cristão (PDC) em 1990. Em 1997, Filio-se no Partido da Frente Liberal (PFL) que, em 2007, foi renomeado Democratas (DEM), partido onde atua até os dias atuais e do qual é secretário-geral do partido.
Teve seis mandatos de Deputado Federal, sendo quatro consecutivos, entre 1991 e 2007, e outros dois também consecutivos desde 2011. Licenciou-se do mandato de deputado federal, na legislatura 2011-2015, para assumir o cargo de secretário municipal de Educação de Manaus, em 4 de janeiro de 2013.
Reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados em 18 de dezembro de 2013. Foi vice-líder da minoria no Congresso Nacional entre 11 de março de 2015 e 22 de fevereiro 2016.
Pauderney também foi líder do Democratas na Câmara em 2016, quando liderou o movimento pela cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.
Ele foi o responsável por elaborar uma denúncia, que incluía os decretos não numerados de verbas suplementares e sem autorização do congresso, que serviu de base para o impeachment.
Nas eleições de 2018, foi novamente candidato a deputado federal pelo DEM, mas não conseguiu ser reeleito e ficou na condição de segundo suplente de sua coligação
Em 2019
Pauderney Avelino assume o cargo representante do Governo do Estado em São Paulo, em substituição ao advogado Leandro Benevides, que assume o cargo de subsecretário de Mineração e Gás do Estado.
O anúncio do nome de Pauderney foi feito pelo próprio governador Wilson lima, na quinta-feira do dia 17 de Outubro de 2019, durante transmissão ao vivo nas redes sociais. O empresário irá atuar como uma espécie de embaixador do Estado, em busca de novas parcerias e investimentos.
“O Pauderney Avelino é conhecido de todo mundo, um homem experimentado, que vai nos ajudar com a sua experiência, com o trânsito que tem lá em Brasília, muito conhecedor das atividades econômicas do Estado do Amazonas, sobretudo do tema Zona Franca de Manaus”, ressaltou Wilson Lima.
Ele também destacou que a experiência do empresário será fundamental para possibilitar que o Amazonas viva um novo momento, no que diz respeito ao desenvolvimento das atividades econômicas, a partir de novos investimentos e parceiros.
O Pauderney vai estar em São Paulo e em outros estados fazendo essa relação para trazer investidores nacionais e internacionais. A gente precisa dessa interlocução, de alguém que conheça muito bem a nossa legislação, a composição tributária e que também tenha boa relação com as empresas, frisou o governador doa Amazonas Wilson Lima.
Pauderney Avelino afirmou que se junta ao Governo do Amazonas para trazer ganhos econômicos ao estado e aos cidadãos. “Não pouparei esforços para que nós possamos gerar, aqui, o maior número de empregos, postos de trabalho, trazer as empresas e os investimentos para o Amazonas, não apenas no Polo Industrial, mas também há uma gama de investimentos que poderemos trazer para o nosso Estado. Esse será um trabalho que farei com muito prazer e alegria”, destacou Pauderney.