Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 8 de maio de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Política»MP 1304: relatório de Braga do setor elétrico pretende proteger consumidor Proposta deve ser analisada na quarta-feira na comissão especial
Política

MP 1304: relatório de Braga do setor elétrico pretende proteger consumidor Proposta deve ser analisada na quarta-feira na comissão especial

Redacao News AmBy Redacao News Am28 de outubro de 2025Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O relatório sobre a Medida Provisória 1304/2025, apresentado pelo senador Eduardo Braga, concentra-se em proteger o consumidor final e garantir a modicidade tarifária. A proposta, que acolheu total ou parcialmente 109 emendas, busca conter a escalada dos custos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cujo orçamento se aproxima de R$ 50 bilhões em 2025.

Nesta terça-feira (28/10), Braga apresentou seu relatório na Comissão Mista que avalia as novas regras do setor elétrico. A previsão é que o parecer seja votado no colegiado na quarta-feira.

Braga defendeu as alterações legislativas explicando que “o sistema está com desbalanceamento”, um desequilíbrio que exige estabilidade e flexibilidade, conforme detalhado no relatório. O principal objetivo é reduzir os encargos setoriais, com a expectativa de que “a tarifa para o consumidor vai ficar mais barata”.

Durante a sessão em que apresentou seu relatório nesta terça-feira, o senador reafirmou a preocupação em proteger os contratos já firmados com as geradoras de energia. “A principal premissa do nosso relatório foi respeitar os contratos vigentes e as premissas vigentes”.

Braga também reforçou que as novas regras beneficiarão quem conseguir armazenar energia. Neste grupo estão: parques eólicos e solares, subestações de alta tensão pré-definidas pelo Operador Nacional do Sistema e o consumidor final que conseguir armazenar por intermédio de baterias.

“Queremos manter o equilíbrio no sistema de energia do país que é o sistema interligado”, destacou o parlamentar.
O relatório assegura ainda políticas sociais, como a Tarifa Social e o Luz para Todos, que não serão limitadas pelo teto da CDE.

Medidas chave do relatório:

  • Teto para a CDE: Estabelece um limite baseado no valor real de 2025, atualizado pelo IPCA (a partir de 2027), exceto para despesas sociais (Tarifa Social e Luz para Todos).
  • Outorgas: 100% da receita de outorgas de concessão será destinada à modicidade tarifária ao longo de sete anos.
  • Incentivo BESS: Cria isenção de IPI, PIS/Cofins e autoriza a redução a zero do Imposto de Importação para Sistemas de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS).
  • Geração Distribuída (GD): Novos geradores (“entrantes”) que não armazenarem energia pagarão um encargo para que a distribuidora invista em armazenamento na subestação.
  • Redução da CCC: Redução substancial esperada na Conta de Consumo de Combustíveis devido a novas interligações, como a entrada do Linhão de Roraima.
  • Contratações: Substitui a obrigação de 8.000 MW por leilões de reserva de capacidade (4.250 MW gás natural e até 4.900 MW hidrelétricas até 50 MW).
brasilia consumidor destaque eduardo braga medida provisoria politica proposta senador
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Roberto Cidade faz mudanças e define novos secretários no AM

5 de maio de 2026

Presidente do TCE-AM prestigia posse do novo governador do Amazonas

4 de maio de 2026

Roberto Cidade é o novo governador do Amazonas

4 de maio de 2026

Simone Mendes e Menos é Mais fazem show juntos em Manaus no dia 25 de abril

18 de abril de 2026

“Se depender de mim, a gente fecha as bets”, diz Lula sobre apostas virtuais

8 de abril de 2026

Boi Garantido celebra lançamento do álbum “Parintins: Portal do Encantamento” e anuncia nova sinhazinha

5 de abril de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.