Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 6 de julho de 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Prefeitura de Manaus»Prefeitura registra 61,2% de alta na análise de processos urbanos neste primeiro trimestre
Prefeitura de Manaus

Prefeitura registra 61,2% de alta na análise de processos urbanos neste primeiro trimestre

Redacao News AmBy Redacao News Am17 de abril de 2024Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou alta de 61,2% no total de processos que passaram pela Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU) de janeiro a março de 2024, comparando com igual período de 2023: foram 50 este ano contra 31 no anterior.

Em março, o grupo técnico fez a análise de 43 processos de Certidão de Uso de Solo, um incremento de 43,3% comparando com os 30 do ano anterior.

Em 2023, no mesmo mês, não houve análise de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs), mas neste ano foram cinco processos analisados pelo grupo. “O EIV é um dos instrumentos de licenciamento urbano das grandes cidades, que passou a vigorar no Brasil com o Estatuto das Cidades”, explicou o diretor de Planejamento e da CTPCU, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

A comissão ainda analisou dois pedidos de desmembramentos, uma alta de 100% comparando com o ano passado.

A Comissão Técnica compõe, em caráter permanente, juntamente com os órgãos da administração direta e indireta e com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), o Sistema Municipal de Planejamento Urbano.

Instrumento

Instrumento da política urbana municipal, instituído pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal 10.257/2001, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é uma exigência prevista na lei municipal 1.838/2014 para implantação de empreendimentos de significativo impacto urbano-ambiental.

O Estudo de Impacto de Vizinhança faz a análise e informação prévia para o poder público municipal quanto às repercussões da implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, de forma a evitar desequilíbrios no crescimento das cidades; garantir condições mínimas de qualidade urbana; zelar pela ordem urbanística e pelo uso socialmente justo e ambientalmente equilibrado dos espaços urbanos.


Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticias/licenciamento/prefeitura-registra-alta-analise-processos-urbanos/
Texto – Divulgação / Implurb
Fotos – Divulgação / Arquivo Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzA9wi

IMPLURB – Instituto Municipal de Planejamento Urbano
Assessora Responsável: Claudia Valle – (92) 98401-1299
E-mail: [email protected] / [email protected]

prefeitura de manaus
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redacao News Am

Related Posts

Prefeito Renato Junior realiza visita técnica ao Inpa e fortalece o diálogo e compromisso com o meio ambiente em Manaus

22 de junho de 2026

Prefeito Renato Junior anuncia construção de novo complexo esportivo no bairro Colônia Santo Antônio e amplia áreas de esporte e lazer para os moradores da região

15 de junho de 2026

Procon Manaus Itinerante chega ao bairro Compensa com serviços gratuitos à população

14 de junho de 2026

Prefeito Renato Junior visita ‘Ruas da Copa’ e prestigia trabalho feito nas comunidades que mantém viva a tradição de celebrar os jogos da Seleção Brasileira

9 de junho de 2026

Prefeito Renato Junior acompanha avanço da concretagem do tabuleiro da nova passarela da avenida Torquato Tapajós

8 de junho de 2026

Prefeito Renato Junior e presidente Lula entregam 576 moradias semimobiliadas do residencial Morar Melhor no Parque das Tribos e beneficiam mais de 2 mil pessoas

26 de maio de 2026
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2026 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.