Como isso é a internet e ela não deixa nada barato, vários usuários buscaram no Twitter um espaço para vazar suas reclamações. O resultado: a hashtag #FacebookLockout já se tornou um dos assuntos mais discutidos da semana.
O problema também traz impacto para contas comerciais: ao que tudo indica, perfis administradores de páginas acabaram com acesso barrado, impedidos de acessarem o Facebook Ads e o Instagram Ads — potencialmente perdendo dinheiro no processo.
Mais além, a situação parece abrir espaço para contas falsas, que eram o real motivo de isso começar em primeiro lugar: o pesquisador de segurança Sayeed Joy, em um teste, criou uma conta falsa em nome de Artem Russakovskii, fundador do site Android Police, e conseguiu banir o usuário real ao denunciá-lo para o Facebook.Um bug estranho vem afetando usuários do Facebook desde julho de 2019, porém só ganhou fama agora em outubro. Usuários que denunciam contas falsas ou criminosas estão, segundo vários relatos, sendo “trancados” fora de suas próprias contas.
A situação se desenvolve da seguinte forma: você avista um perfil falso no Facebook e o denuncia. A partir daí, o Facebook vai travar você fora da sua conta e pedir que você confirme a sua identidade enviando cópias de seus documentos. O problema é que, mesmo que você escaneie seus documentos, a rede social ainda não permitirá o seu acesso.
fonte: roteiro amazônico