Diante de um cenário de instabilidade e constante mutação por conta da pandemia de coronavírus, acompanhado por meio de uma avalanche de informação, muitas situações divulgadas, principalmente, em redes sociais digitais, podem gerar confusão e falta de esclarecimento junto à população sobre medidas de segurança e orientações que ajudam a combater a contaminação.
Para orientar a comunidade acadêmica, além da sociedade em geral, a faculdade Martha Falcão promove, nos próximos dias 11 e 12, palestras remotas com os temas “Fake News e o impacto na sociedade”, com o jornalista convidado Bruno Mazieri; e “Cobertura Jornalística na Pandemia”, com os jornalistas Luana Borba e Daniel Jordano, respectivamente.
Os eventos acontecem de forma virtual e são gratuitos. Ambos possuem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/FakeNewsesociedade e https://bit.ly/CoberturaPandemiaFMF .
“Fake news”
O termo “fake news” vem dominando o espaço no contexto social e cultural nos últimos anos, principalmente no âmbito digital. Nove entre cada dez brasileiros com acesso à internet já receberam pelo menos um conteúdo falso ou desinformação. Sete em cada 10 internautas brasileiros acreditaram em pelo menos uma notícia falsa sobre a COVID-19. Os dados são da pesquisa da Avaaz divulgada no último dia 04.05 e indicam que 73% dos brasileiros acreditam em notícias falsas sobre coronavírus.
Para esclarecer e orientar sobre como identificar uma notícia falsa, a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA), da faculdade Martha Falcão, promove a palestra “Fake News e o impacto na sociedade”, na próxima segunda-feira, 11.05, às 19h.
O jornalista Bruno Mazieri, convidado para abordar o assunto, é editor-executivo do Portal D24AM e assessor de imprensa do Sumaúma Park Shopping, possui passagens pelos Jornais A Crítica e Amazonas Em Tempo, além de ter atuado como assessor de imprensa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Cobertura na pandemia
Na terça-feira, 12.05, às 19h30, o curso de Comunicação da faculdade Martha Falcão convida os jornalistas Daniel Jordano e Luana Borba para falarem sobre a experiência de acompanhar e relatar histórias, dados e fatos relacionados à pandemia no Amazonas. O objetivo é destacar o papel da imprensa oficial e como ela pode auxiliar a sociedade em um contexto volumoso de informação.
Daniel Jordano é editor-executivo na Band News Difusora FM e possui experiência também em outros veículos, tendo atuado como repórter no Diário do Amazonas, portal D24AM, portal BNC, além de assessoria de imprensa na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Assembleia Legislativa e Governo do Estado do Amazonas.
Luana Borba, é apresentadora do jornal Jornal do Amazonas – 2ª edição na Tv Amazonas (Rede Amazônica), tendo participado do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional. Possui passagem pela TV Verdes Mares (CE), além de ter atuado também no Amazon Sat (AM).
SERVIÇO
O QUÊ: Palestras remotas com jornalistas “Fake News e o impacto na sociedade” (Bruno Mazieri) | “Cobertura Jornalística na Pandemia” (Luana Borba e Daniel Jordano).
QUANDO: Segunda-feira, 11.05 (19H) -“Fake News e o impacto na sociedade” | Terça-feira, 12.05 (19h30) – “Cobertura Jornalística na Pandemia”
INSCRIÇÕES GRATUITAS: https://bit.ly/FakeNewsesociedade e https://bit.ly/CoberturaPandemiaFMF .