Na tarde desta segunda-feira (22), a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) participou da Audiência Pública que discutiu a situação da saúde da mulher e nascituros durante a pandemia da Covid-19.
A reunião foi realizada pela Comissão da Saúde e Previdência da Assembleia, presidida pela deputada estadual Mayara Pinheiro (PP), em parceria com a Comissão da Mulher, presidida por Alessandra Campêlo. Participaram instituições como a Defensoria Pública do Estado (DPE), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) e Humaniza Coletivo.
Durante pronunciamento, a parlamentar destacou o não cumprimento da Lei Ordinária n. 5.007/2019, que obriga hospitais, clínicas e postos de saúde a afixarem cartazes informando sobre a Lei Federal n. 11.108/2005, que assegura a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
“O parto é um momento delicado e precisamos garantir um direito humano básico à mulher, que é ter o seu filho sem violência obstétrica. Dessa forma, estamos lutando por homens e mulheres que nascem todos os dias”, disse Alessandra.
Durante a audiência foi definido, ainda, que a FVS disponibilizará todos os dados relativos à pandemia e grávidas, além de reuniões com Susam e Semsa a fim de discutir o cumprimento da lei do acompanhante e atendimento às grávidas durante o pré-natal.
Assessoria da deputada Alessandra Campêlo -MDB
Jornalista Ana Luiza Santos
Fonte: CM7