Manaus amanheceu hoje (18) sob um forte nevoeiro. Em algumas áreas da cidade a névoa chegou a reduzir a visibilidade a apenas alguns metros, como na Ponta Negra e Tarumã, onde está localizado o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que está fechado para pousos e decolagens.
O Aeroclube de Manaus de onde saem voos para cidades do interior do Amazonas e Aeroporto de Ponta Pelada, na Base Aérea de Manaus, as operações também estão suspensas pela falta de visibilidade.
No porto de Manaus, o Roadway, e privados da cidade a movimentação também está comprometida devido a baixa visibilidade de menos de 50 metros. Os motoristas trafegam com as luzes ligadas e o trânsito é lento nas principais ruas e avenidas da capital amazonense.
Neblina ou nevoeiro?
O fenômeno é muito comum nesta época do ano quando ocorre o fenômeno da “friagem” com neblina ou nevoeiro – os dois praticamente são a mesma coisa e se diferem pela distância: um se consegue ver a 1km o outro a menos que isso.
Segundo a meteorologia, a formação dos dois é idêntica. O ar quente e úmido quando em contato com o solo frio ou uma superfície líquida resfriada perde o calor, que se transfere para o solo ou para a água gelada. Esse resfriamento forma o vapor.
A névoa surgiu logo cedo, assim que o dia amanheceu. A previsão da meteorologia é que o sol apareça por volta das 9h, com a dissipação da neblina. A possibiidade de chuva para a quinta-feira é de 20%. No momento, a temperatura é de 25 graus.
Fonte: Portal voce.com