Cerca de 500 famílias que vivem no bairro Presidente Vargas, Zona Sul de Manaus, serão beneficiadas com novo sistema de saneamento básico e mobilidade urbana com a entrega das obras da terceira etapa do Programa Social e Ambiental de Recuperação dos Igarapés de Manaus (Prosamin) na Bacia do São Raimundo.
Com investimentos de R$ 137,8 milhões, a iniciativa contempla a ligação entre as ruas Kako Caminha e Luiz Antony, agilizando o fluxo de veículos perto do Terminal de Ônibus 1, na Constantino Nery; seis estações elevatórias de esgoto, com extensão de 24 quilômetros, que serão administrados pela empresa Manaus Ambiental; três espaços comunitários com quadra e academia, além de ciclovia.
Uma senhora de 89 anos de idade que mora no local a muito tempo e convivia com a falta de esgotamento sanitário, não havia uma via digna que ela pudesse acessar para chegar à porta de casa”, relatou o governador Wilson Lima, durante cerimônia da entrega da obra realizada na manhã desta quinta-feira (4) no Parque Castelhana, que integra a nova ligação viária.
Gostaria de reforçar um pedido aos moradores: que sejam fiscais. Que não haja depredação, pichação ou vandalismo. A depredação não é um problema exclusivo do governo, mas da comunidade também”, ressaltou Lima.
O processo de negociação de créditos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão que fornece os recursos para o Prosamin, teve de ser retomado após suspensão devido à pandemia de Covid-19.
“Esta obra tem tudo a ver com saúde. Quase 3 mil pessoas estão sendo assentadas e mais de 100 mil receberão coleta de esgoto”, frisou Marcellus Campêlo, secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e secretário executivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). “Cada 1 real investido aqui gera economia no tratamento de doenças de veiculação hídrica”.
Todas as obras do Governo do Amazonas dispõem de uma placa com QR Code pelo qual a população poderá acompanhar, via celular, os custos e o andamento dos serviços, bem como a situação das áreas antes e depois das intervenções.
Fonte: Acrítica