Os 500 beneficiários do residencial Cidadão Manauara 2, etapa A – programa habitacional da Prefeitura de Manaus – concretizam o sonho da casa própria, com a assinatura de contrato e recebimento das chaves, que começaram a ser entregues nesta sexta-feira, 26/6, em estrutura montada na escola municipal Sagrado Coração de Jesus, no Centro. “Não consigo dizer tudo que já sofri com aluguéis e receber a chave da minha casa própria é a realização do maior sonho que um dia já pude ter”, comemorou a autônoma Alcicleide Favela Machado, 53, agradecendo o prefeito Arthur Virgílio Neto por essa realização.
“Nesse momento tão difícil pelo qual passamos, é muito bom dar boas notícias. O sonho de todo mundo é ter uma casa própria e tratamos o direito à moradia como prioridade. Tenho orgulho em dizer que fui o primeiro prefeito de Manaus a entregar casas populares para as pessoas mais carentes e em situação de vulnerabilidade, como as famílias atingidas pelo incêndio no bairro Educandos, que marcou a todos nós”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
As entregas vão ocorrer durante quatro dias, pelos períodos da manhã e tarde, até o dia 1º de julho, obedecendo a um cronograma especial e medidas de segurança, para evitar aglomerações e manter o distanciamento social entre a população e os técnicos de habitação, evitando riscos de contágio pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Após a assinatura e recebimento das chaves, a mudança dos beneficiários para os seus imóveis se dará conforme agendamento prévio, por datas pré-definidas dentro do prazo de 30 dias, também atentando para a pandemia e recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Andriele Stephany Mendoça, 21, mora na BR-174 e ganha a vida vendendo bolos caseiros. Desde muito nova é trabalhadora e sempre precisou morar na casa de outras pessoas e, quando tinha condições, pagava um aluguel. “Eu estou muito feliz de estar recebendo a chave da minha casa, é até difícil de acreditar. Tudo na minha vida é na base de muito esforço e eu me sinto lisonjeada. É maravilhoso e todo o esforço valeu a pena”, relatou emocionada.