A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em parceria com a Assessoria de Comunicação da Ufam, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e o Laboratório HubEducar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promovem palestra sobre tecnologias digitais como recursos pedagógicos no ensino de cursos presenciais.
O evento é online e a palestra será proferida pelo professor Marcos Alexandre de Melo Barros, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre o tema ‘Uso de ferramentas tecnológicas como suporte pedagógico para os cursos de graduação presenciais do Ensino Superior’; ‘O ensino para a aprendizagem ativa e criativa’ e ‘Ensino híbrido’ do. A professora Cinthya Yamile Frithz Brandão de Oliveira, do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam (ICB), estará mediando o evento.
A realização da palestra se configura na primeira ação a ser realizada pelo Projeto ‘Formação para o uso de ferramentas do Google Suite for Education como suporte pedagógico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de graduação presenciais da Ufam’. O projeto contempla a oferta de 12 turmas até dezembro de 2021, e de acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), Raimunda Saboia, a ação está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016/2025 (PDI/Ufam), vetor ensino de graduação cuja estratégia visa à reestruturação da Política de Formação para professores, contemplando ‘Didática do Ensino Superior’; ‘Práticas Inovadoras’; ‘Elaboração de Ementas’, e ‘Organização dos Planos de Ensino e do PPC’. “Na verdade, esta é a segunda iniciativa da Proeg em 2019, nós realizamos o curso de formação em Metodologias Ativas, e agora a formação no G Suite vem de encontro ao cenário emergente em formar nossos professores em ferramentas de T.I como suporte pedagógico às atividades acadêmicas presenciais”, afirmou a diretora.
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), o Projeto visa colaborar para a divulgação e apropriação pelo corpo docente das ferramentas tecnológicas para o ensino; dar continuidade ao processo formativo do corpo docente, bem como ampliar o debate sobre o novo cenário imposto às universidades em virtude da pandemia da Covid 19. “Sobre a segunda etapa do projeto, voltada para o curso de formação, é importante ressaltar que não se trata de educação a distância, uma vez que a EaD é uma modalidade de ensino com formatação própria, o curso tem a proposta de abrir a possibilidade dos professores mediarem atividades acadêmicas de forma remota”, explica Raimunda Saboia.
O curso, previsto para ocorrer no período de 10 a 28 de agosto de 2020, será ministrado por meio do aplicativo Classroom da plataforma Google (canal do Youtube), com proposta de carga horária diária (15 dias) de estudos e realização de atividades de 2h, somando carga horária total de 30h, com oferta de 150 vagas (sendo 100 vagas para as unidades acadêmicas da capital e 50 vagas para as unidades acadêmicas do interior).
O processo metodológico deste projeto de formação, pressupõe inclusive, que a formação se dá de forma ativa e vislumbra o antes, como momento de provocação, de situar o público-alvo em seu próprio contexto. É uma proposta de trabalho interativa, onde envolve a atuação dos participantes como indivíduos criativos e dinâmicos no processo.
O Google Suite For Education é um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e alunos aprendam e inovem juntos. Com essa ferramenta os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensarem de forma crítica, trabalharem não só individualmente, mas de forma coletiva.
“A palestra sobre o uso da ferramenta do Google for Education abrirá o projeto de formação docente em tecnologias digitais como suporte pedagógico para cursos presenciais, focando as metodologias ativas e inovadoras para a mudança de paradigmas educacionais, nos quais a aprendizagem é centrada no aluno e o professor atua como mediador. O uso dessas ferramentas como recursos didáticos e estratégias de ensino fortalecerão o ensino presencial, ponto forte da Ufam”, disse o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, Davi Lopes.
Perfil do Palestrante
O professor Marcos Alexandre de Melo Barros (UFPE) é Biólogo pela Fafire, especialista em Informática na Educação pela UFPE, mestre e doutor em Ensino das Ciências pela UFRPE, com estagio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Professor da graduação no Centro de Educação e pós-graduação nos programas Educação em Ciências e Matemática (UFPE – CAA) e Educação Matemática e Tecnológica (UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias – Educat. Membro da International Association for Mobile Learning. Vencedor do prêmio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco – MEC (2017). Com experiência em ensino de ciências, metodologias ativas e inovadoras, tecnologias e educação, educação a distância online, abordagens de ensino e aprendizagem para educação profissional, formação do professor a distância, produção de material didático para cursos a distancia e modelagem de cursos a distancia em diferentes suportes.
Fonte: Amazonia Fronteira