Internos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) estão participando de um curso para formação de pedreiro. A capacitação está sendo ofertada a 15 reeducandos por meio da parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a empresa de cogestão Umanizzare Gestão Prisional. É o primeiro curso ministrado na unidade após pausa nas atividades devido à pandemia do coronavírus.
As aulas iniciaram nesta semana e estão previstas para terminar no final de agosto. A profissionalização acontecerá de segunda a sexta-feira, totalizando uma carga horária de 120 horas.
Durante o curso, os reeducandos aprenderão técnicas de construção civil, manejo adequado de ferramentas, cálculos de materiais utilizados nas obras e demais tópicos relacionados à função de pedreiro.
Segundo o diretor da UPP, Robert Barreto, os internos que estão recebendo a capacitação são inscritos no programa “Trabalhando a Liberdade” e estão atuando na reparação da unidade atualmente. “Uma grande parte da unidade vem sendo restaurada pela mão de obra dos internos trabalhadores, a maioria deles possui conhecimentos básicos na área da construção, agora, com o curso ofertado poderão se aperfeiçoar e receber certificação”, disse Barreto.
Remição de pena – Os internos participantes receberão o direito à remição de um dia da pena a cada 12 horas de frequência escolar, conforme determinação da Lei de Execução Penal (LEP).
Fonte Conexão amazonica