Na manhã desta segunda-feira (26), familiares de detentos realizaram um protesto em busca de melhores condições aos presos nos presídios de Manaus. A ação aconteceu em frente ao Fórum Henoch Reis, na Avenida André Araújo, Zona Centro-Sul da Capital.
Cerca de 200 pessoas estavam na avenida com cartazes reivindicando por melhores condições aos detentos, já que segundo eles, a situação nos presídios é precária.
De acordo com o relato de algumas mulheres que participaram do protesto, os detentos não tem uma alimentação adequada e recebem comida estragada, além de serem agredidos constantemente.
Algumas mães de detentos choraram relatanto a situação que seus filhos vivem dentro do presídio, “Ontem os detentos estavam sem um pingo de água no banheiro, como meu filho falou, tem dias que eu passo o dia sem tomar banho, são 14 em uma cela, tem dias que eu me desespero”. disse a mãe de um dos presos.
Dentre os pedidos feitos na manifestação estão: kits de higiene aos presos, visita do Ministério Público, fim da opressão dentro dos presídios, pessoas capacitadas no Raios X e atendimento médico adequado.
O trânsito no local ficou comprometido por conta da manifestação e agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), foram acionados.
Fonte: Imediato