O Defensor público e vice governador Carlos Almeida, visitou a Comunidade Rural Frederico Veiga, a convite dos moradores cerca de 300 pessoas o receberam com muito carinho e relembraram a luta de Almeida pela comunidade.
Segundo o lider comunitário, Martinho foi uma grande honrar receber o Dr. Carlos Almeida na nossa comunidade, pois foi através da luta dele por nossa comunidade, que temos nossa terra e moradia.
Segundo os moradores, assim que o governo do estado, soube da visita de Carlos Almeida na comunidade, as máquinas que estavam asfaltando o ramal, foram retiradas e prejudicando os agricultores do local.
“Éramos tratados como invasores, tentaram por diversas vezes nos tirar daqui, mais foi através da luta do senhor por este povo, que hoje somos chamados de agricultores” Disse o agricultor Antônio Lopes
Na oportunidade o vice-governador, disse que vai cobrar uma posição do governo do estado sobre a retirada das máquinas da comunidade.
“ Eu irei cobrar uma posição do motivo da retirada das máquinas desta comunidade, e se não me responderem, irei acionar o MPF pois a obra já está paga e vocês não podem ser prejudicados” finalizou.
O especialista em politicas publicas, Osvaldo Cardoso esteve presente falou um pouco durante a visita, “Nos estamos aqui para ouvir cada solicitação de vocês e na pessoa Dr. Carlos nos iremos pleitear, para que cada solicitação possa ser atendida e vocês não estão sozinhos, independe do cenário politico, vocês tem um Defensor do povo e este defensor é Carlos Almeida”, finalizou
Carlos Almeida, lembrou que no dia 21 de Agosto é comemorado o Dia da Habitação.
Historia de luta como Defensor Público
Como defensor publico, Carlos Almeida tem uma historia de luta e sempre esteve disposto a trabalhar de maneira justa e transparente nas causas de minorias.
Atuou em mais de 1.500 causas, ligadas sobretudo a direitos básicos, direitos do consumidor, com destaque para a problemática das ocupações irregulares de terras e moradia. O tema é inclusive da dissertação que defendeu, transformada em livro e que tem se tornado referência acadêmica.
Foi através do trabalho e atuação de Almeida como defensor, que varias famílias tiveram o direito de moradias e saneamento básico. Entre as lutas por moradias teve sua marcas deixadas no Parque Tropical (hoje Parque das Nações Indígenas), onde atuou em parceria com a Defensoria Pública da União e o Ministério Público Federal.
Outra bandeira de luta em 2017, foi um Projeto de Lei de iniciativa popular que institui a fixação de faixas para cobrança da tarifa de esgoto de acordo com a renda familiar e nível de consumo na cidade de Manaus.
A iniciativa do projeto justifica-se, por conta das inúmeras reclamações feitas na época contra a cobrança da tarifa de esgoto na base de 100% sobre a fatura de água sem a existência do serviço em algumas áreas da cidade.
Como defensor decidiu negociar a recomposição das dívidas dos inadimplentes com as concessionárias Manaus Ambiental e Amazonas Energia.
Em 2018 ingressou com um recurso contra a reintegração de posse rurais que viviam em terras localizadas nas proximidades do quilômetro 70 da Estrada Manoel Urbano (AM-070).
Baixo índice de rejeição
Carlos Almeida tem se destacado por seu pulso forte e de ter tido a coragem de desmascarar a quadrilha que estar saqueando estado do amazonas, preferiu o isolamento politico do que ter seu nome machado na politica amazonense.
Outro fato recente que ganhou popularidade e mostrou que Almeida, não compactua com corrupção e prevaricação foi a exoneração do secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Louismar Bonates.
Com isso lideranças comunitárias, politicas e religiosas, estão admirados com o baixo índice de rejeição que o vice-governador, isso foi visto durante as agendas do com população, o seu nível de rejeição é baixíssimo, comprado a de Wilson Lima que é de 70%.
” Eu sempre defendi o povo, sou defensor público de carreira a mais de 16 anos, Eu estou vice-governador e jamais vou compactuar com corrupção e desvio de recursos públicos, pois no final que irá sofrer é o povo da minha cidade e do meu estado”, finalizou Almeida.