A 17ª Comissão de Esportes (Comesp) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu o aval para a votação em plenário do Projeto de Lei nº 188/2021, que reconhece o esporte eletrônico, também conhecido como E-Sports, como modalidade esportiva em Manaus.
Com o parecer favorável do relator e vice-presidente da Comesp, João Carlos (Republicanos), o projeto de lei contou com a aprovação unânime dos membros da comissão: vereador Elan Alencar (Pros) e Allan, de forma presencial, bem como de Ivo Neto (Patriota), Caio André (PSC), Yomara Lins (PRTB) e Mitoso (PTB). Agora vai para votação em plenário.
Para o presidente da Comesp e também autor do projeto de lei, vereador Allan (PSC), o reconhecimento da nova modalidade reforça a importância que os E-Sports representam para a cidade e aos atletas praticantes, onde há muitos já reconhecidos de forma nacional e internacional.
“Os jogos eletrônicos vêm mudando a vida de muitos jogadores amazonenses. Eu volto a afirmar: não é só um joguinho!. É uma prática não somente profissional, mas esportiva, cultural e de desenvolvimento intelectual, valorizando a boa convivência e que merece o reconhecimento necessário. Por isso, afirmo que a cidade de Manaus só tem a ganhar com essa lei”, destacou Allan.
Allan reforçou que o projeto de lei foi um pedido da própria Federação Amazonense de E-Sports (Faesp) e após a sanção da lei, as entidades de esportes eletrônicos poderão buscar apoios para a realização de eventos.
“Eles vão poder correr atrás de apoios em órgãos públicos e privados, e dessa forma, potencializar a divulgação dessa modalidade”, finalizou o vereador.
Assessoria de Comunicação do vereador Allan (PSC)