Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 6 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Saúde»Comitê facilitará aprovação de remédios e vacina contra varíola dos macacos, diz Anvisa
Saúde

Comitê facilitará aprovação de remédios e vacina contra varíola dos macacos, diz Anvisa

RedaçãoBy Redação28 de julho de 2022Nenhum comentário2 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Nélio Cesar de Aquino, gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, disse que o comitê de emergência criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ajudar a enfrentar a situação epidemiológica da varíola dos macacos no país tem como papel avaliar e facilitar aprovação de medicamentos e vacinas contra a doença.

Segundo Cesar de Aquino, “o comitê tem alguns objetivos específicos: primeiro coordenar nossas ações para que elas sejam mais rápidas possíveis, para articular com autoridades estrangeiras que já conhecem algum tipo de produto que possa vir a ser comercializado no Brasil, e também uma discussão com desenvolvedores para que a gente facilite os pedidos de registros”, disse.

Até o momento, o Brasil tem 978 casos confirmados da varíola dos macacos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, há uma vacina produzida na Europa, mas a agência reguladora ainda não recebeu nenhum pedido de aprovação.

“A ideia é a gente começar proativamente uma discussão com desenvolvedores para que seja facilitado esse processo [de aprovação]”, afirmou Cesar de Aquino.

O anúncio da criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox aconteceu na quarta-feira (27).  Segundo a Anvisa, atuação do grupo “permitirá ações coordenadas e céleres para salvaguardar a saúde pública”.

O comitê deve integrar as áreas de pesquisa clínica, registro, boas práticas de fabricação e farmacovigilância, além de terapias avançadas, para diálogo com profissionais da saúde e a comunidade científica.

Na terça-feira (26), a OMS, que classificou a doença como situação de emergência global, disse que situação epidemiológica da varíola dos macacos no Brasil é “preocupante”.

Cesar de Aquino explica que comitê deve ajudar o Ministério da Saúde na “avaliação de produtos e dados de pesquisa, à medida que o conhecimento for evoluindo”.

VARIOLA
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redação

Related Posts

Infecção urinária em homens: por que é mais preocupante e como prevenir

29 de abril de 2025

Prefeito David Almeida entrega maior UBS de Manaus e alcança marca de 100 obras na saúde

15 de abril de 2025

Prefeitura de Manaus amplia serviços assistenciais da Semsa aprimorando atendimento voltado à população

10 de abril de 2025

Unidades de Saúde de Manaus vão receber a visita de representantes de instituições japonesas

18 de fevereiro de 2025

Comitê municipal propõe ações para prevenir transmissão vertical de sífilis e outras ISTs em Manaus

11 de fevereiro de 2025

Prefeitura apresenta ao Ministério da Saúde serviços assistenciais voltados à população ribeirinha de Manaus

6 de fevereiro de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.