A Manaus Previdência comemorou o retorno do programa “Vitalidade”, na segunda-feira, 8/8, com o início das aulas de zumba e do curso Exercitando a Memória, para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus. As atividades haviam sido suspensas em março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.
As aulas serão ministradas, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), até dia 29 de setembro, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h, no prédio anexo da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, zona Centro-Sul.
A diretora de Previdência, Ana Silvia Domingues, ressaltou a satisfação de reunir novamente os beneficiários em torno dos cursos ofertados pela instituição, para treinar tanto o corpo quanto a mente.
Na abertura das atividades, a diretora do departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, reforçou a importância da parceria com a Manaus Previdência ao longo dos anos para oferecer atividades aos aposentados e pensionistas do município.
“É uma alegria a Espi estar ofertando esses cursos aos nossos servidores aposentados, neste momento tão difícil, pós-pandemia. Aqui se perderam muitos entes queridos. Então, esse retorno é um momento importantíssimo para eles”, ressaltou.
O curso Exercitando a Memória é recomendado para o público a partir de 50 anos, explica a instrutora Elaine Vieira, psicóloga e educadora social do envelhecimento na Unati.
“O envelhecimento é um processo natural. O curso Exercitando a Memória nada mais é do que trabalhar seu processo cognitivo para que seu cérebro não fique parado e não atrofie. O conteúdo terá exercícios para a coordenação motora e questões cognitivas para treinar a memória”, pontuou.
A aposentada Lurdes Santana já fez o curso de memória em outra edição e afirma que foi um aprendizado muito bom. “Aprendi a lidar melhor com o tato, usar as mãos para procurar os objetos e prestar atenção onde deixamos as coisas”, apontou.
Outra participante é a aposentada Lídia da Silva Luna. “Esse curso me criou a expectativa de trabalhar a minha memória. Eu sou uma pessoa ativa, mas já sinto algumas dificuldades. Então, por conta disso eu resolvi fazê-lo”, disse.
Dança é vida
O professor José Maria explicou como a dança pode ajudar a terceira idade. “As aulas vão ser teóricas e práticas, trabalhando dentro da zumba a parte de mobilidade, equilíbrio e a dança em si. E trabalhando, principalmente, o bem-estar da população, no caso os servidores públicos. É isso que vamos fazer nesse período”, disse.
A aposentada Auxiliadora Souza se diz uma pessoa ativa e interessada em aprender mais. “Eu espero, com o curso, aprender a dançar zumba. Faço hidroginástica e oficina da memória no Parque do Idoso já há 15 anos”.
Contato
Os interessados pelos cursos do Programa Vitalidade podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência pelo telefone (92) 3186-8027, das 8h às 15h, ou pelo e-mail [email protected].
— — —
Texto e fotos – Cinthia Guimarães / Manaus Previdência