Com a presença de mais de mais 3 mil apoiadores, o deputado Álvaro Campelo (PV) realizou o lançamento oficial da sua campanha à reeleição para o cargo de deputado estadual, na noite deste sábado (27) em Manaus. O evento foi realizado no Rancho Sertanejo, e contou com a presença da população da capital e interior do estado.
O deputado já havia começado sua campanha nos bairros de Manaus, com caminhadas e adesivaço, além de percorrer municípios que já declararam apoio a sua reeleição.
Na oportunidade, e sem a participação de caciques políticos, Álvaro Campelo destacou a relevância de realizar um evento em Manaus, para reunir e conversar com manauaras, apresentando seu trabalho e projetos futuros.
“O evento de hoje foi um sucesso absoluto com a presença de populares que lotaram aqui o Rancho Sertanejo e sem a participação de caciques. Nós estamos caminhando com o apoio da população que vai estar conosco no dia 02 de outubro confirmando 43.123”, destacou o deputado.
Em seu discurso, o deputado ressaltou, ainda, as conquistas de seu mandato nas bandeiras que ele continuará defendendo em seu próximo mandato.
“Nós continuaremos a dar prioridade as nossas bandeiras: a defesa do consumidor, a proteção das crianças e adolescentes e também à causa PcD. Ressaltamos agora na nossa campanha, e continuaremos firmes com essas bandeiras que são fundamentais para a nossa sociedade” garantiu Álvaro Campelo.
Principais bandeiras
Na Assembleia Legislativa o deputado ganhou destaque pela a aprovação de leis inclusivas para a pessoa com deficiência, na defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, além do direito do consumidor, que é uma causa defendida pelo o parlamentar, desde quando era presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus, em seu mandado de vereador.
Álvaro Campelo é o autor da Lei 5.106/20 que criou a Carteira da Pessoa com Deficiência no Amazonas, que desde seu lançamento em 2020, já tem mais 9 mil solicitações.
É autor da “Lei do Troco”, que proíbe os estabelecimentos comerciais do Amazonas a substituírem o troco em dinheiro por outros produtos como balas e chicletes. Ou seja, o consumidor tem o direito à devolução integral e em espécie do troco. (Lei nº 5.099/20).
Também criou a Lei do diploma (nº 2.2016 ), que proibe a cobrança, pelas instituições educacionais, de taxas de emissão e registro de diplomas e outros documentos comprobatórios acadêmicos e escolares no âmbito do município de Manaus.
Álvaro Campelo é o defensor dos consumidores, vítimas de preços abusivos do preços de combustíveis no Amazonas que sejam indenizados. Ao todo, são 41 Ações Civis Públicas que pedem a condenação dos donos de postos, que impediram o consumidor de ter opções de preços diferentes na hora de abastecerem. As ações são de autoria do parlamentar em conjunto com o Ministério Público do Amazonas e OAB/AM.
Na pandemia, o deputado acionou a Justiça Federal em conjunto com a OAB-AM, para impedir cortes ilegais de energia elétrica no Amazonas. A Ação Civil Pública garantiu ao consumidor inadimplente o direito de impedir que a Amazonas Energia realizasse o corte de luz durante a vigência dos decretos estadual e municipal.
Por meio da “Campanha não dê dinheiro, dê futuro!”, a Comissão presidida pelo deputado tem realizado o resgate e o acompanhamento de crianças e adolescentes explorados para pedir dinheiro nos semáforos de Manaus. Após denúncias de que crianças estavam sendo “alugadas” para essa prática, Álvaro Campelo intensificou a campanha de conscientização junto à sociedade.
O parlamentar também destinou emendas para a implantação do “Programa de Geração de Emprego e Renda” que já formou mais de 600 jovens com cursos técnicos no interior do estado e mais de meio milhão, fruto de emenda parlamentar do deputado, estão sendo investidos na capacitação da juventude para o mercado de trabalho na capital amazonense.