Nova pesquisa Real Time Big Data, divulgada na segunda-feira (17), mostra que Wilson Lima mantém a liderança na corrida eleitoral, com 58% dos votos válidos. O resultado é o mesmo já apontado por outros dois institutos de pesquisa neste segundo turno, confirmando que Wilson mantém larga vantagem, com 16 pontos à frente de Eduardo Braga.
Desde o início do segundo turno, dois levantamentos da Pontual Pesquisas e um do O Convergente Pesquisa mostram Wilson com 58% dos votos válidos, contra 42% do segundo colocado. A pesquisa Real Big Data, divulgada hoje, foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro e ouviu 1 mil pessoas.
Com nível de confiança de 95%, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 08416/2022, e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoios
O governador e candidato a reeleição Wilson Lima (UB), em visita a Coari (município distante 363 quilômetros de Manaus) neste final de semana, pediu para que a população que vota nele também vote na reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O mandatário destacou que nenhum presidente da República, durante o mandato, visitou tanto o Amazonas como Bolsonaro fez.
Ele também frisou que seu apoio ao chefe do executivo federal tem sido desde 2019.
“Quero aproveitar para manifestar o meu apoio, que tem sido desde o início de 2019, ao presidente Jair Bolsonaro, que tem sido importante para o estado d Amazonas. Nenhum presidente, durante o exercício, durante seu mandato, visitou tanto o Amazonas como fez Bolsonaro. Então quem vota Wilson Lima 44 vota Bolsonaro 22”, disse.
Já o senador e candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB), tem o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Braga já declarou apoio ao candidato petista e, constantemente, relembra ações feitas em seu governo durante a gestão de Lula.
“Fui governador com o presidente Lula na presidência e, com ele, conseguimos realizar muitos sonhos dos amazonenses, sendo um deles, que até me emociona, foi levar o Luz para Todos para o interior”, respondeu Braga em um debate realizado no primeiro turno das eleições.
Ações
O governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), visitou, no último sábado (15) os municípios de Coari e Barcelos, a 363 e 400 quilômetros de Manaus, respectivamente. O chefe do executivo estadual agradeceu os votos no primeiro turno e destacou avanços em seu governo, como a implantação do Prato Cheio e UTis no interior do estado.
Durante sua passagem nas duas cidades, Wilson Lima participou de carreatas e também conversou com a população.
“Nós estamos fazendo uma caminhada muito bonita, apesar de todas as dificuldades que a gente enfrentou. E a cada dia que passa mais gente se junta a essa caminhada. Isso me aumenta muito a responsabilidade de continuar trabalhando para melhorar a vida de quem tanto precisa”, disse Wilson em Coari, ao lado do prefeito Kleiton Pinheiro.
O senador Eduardo Braga (MDB) participou de um evento, no sábado (15), promovido pela federação PSDB-Cidadania, o qual reuniu diversos apoiadores. Na sede da sigla, localizada na Avenida do Turismo, bairro do Tarumã, Zona Oeste de Manaus, Braga recebeu apoio do vice-governador de Amazonino Mendes (Cidadania), o Humberto Michiles (Cidadania).
Também estiveram presentes a candidata que disputou o Governo do Amazonas no 1º turno, Carol Braz (PDT), o deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos), e do secretário-geral do PSDB, Mário Barros.
O Amazonas tem que voltar para o rumo certo. A UEA tem que voltar para o rumo certo, a saúde tem que voltar para o rumo certo, a educação tem que voltar para o rumo certo. E rumo certo é com o 15”, afirmou Eduardo Braga,
*Com informações da assessoria