Ídolo do Corinthians e um dos principais jogadores do clube na década de 90, José Ferreira Neto, mais conhecido como Craque Neto ou apenas Neto, foi à Vila Belmiro se despedir do Rei Pelé. À imprensa, ele falou sobre a importância de Pelé e criticou a ausência no velório de ex-jogadores.
“Ele não é nosso ídolo, é ídolo do mundo. Só que nosso país é um país sem cultura, sem educação, que os pentacampeões não vieram, os tetracampeões não vieram, o treinador da Seleção não veio. Mas o mais importante é as pessoas virem. O Pelé é eternizado. As pessoas têm que entender que o Edson Arantes do Nascimento era uma pessoa como todos nós, que comete equívocos, que erra… O Pelé, não”, disse Neto.
“E, por sinal, esse país não sabe quem é o Pelé. Nem o Santos sabe. As pessoas não sabem quem é ele. Por isso a gente tinha que homenagear quando ele estava vivo, não depois da morte. Parabéns ao Santos e a vocês da imprensa. O Pelé é um dos caras mais importantes depois de Jesus. É o maior ser humano de todos. Está com Mandela, Gandhi, só que a gente, brasileiro, não sabe reconhecer”, continuou o apresentador do programa Donos da Bola.
“Será que eles são importantes? Temos que imaginar quem são as pessoas importantes da sua vida, da nossa vida. Talvez as pessoas só vão onde ganham cachê. Eu respeito as pessoas, só acho que as pessoas têm que saber quem foi o Pelé. São campeões do mundo e não vieram ver o Pelé? No mínimo, é falta de respeito. Entendam como quiser. Uma pessoa não tem razão sozinha, temos que rezar o que tem que rezar. E aos que não vieram: não adianta falar depois”, completou o ex-jogador.
De acordo com o Uol, o Santos não foi notificado sobre a ida de campeões mundiais de 1994 e 2002. Ídolos da conquista, Ronaldo e Romário enviaram coroas de flores.
Neto chegou ao estádio do Santos pouco antes da 1h da manhã da madrugada desta segunda (2) para terça-feira (3). O comentarista permaneceu no local do velório durante quase cinco horas e se emocionou bastante.
Durante a Copa do Mundo no Catar, a foto de Ronaldo Fenômeno, Cafu, Roberto Carlos e Kaká, no camarote da Fifa, viralizou nas rede sociais. O craque Neto chegou a criticar a imagem e Kaká respondeu que a torcida brasileira não torcia para a Seleção.
“É estranho falar isso, mas muitos brasileiros não torcem para o Brasil. Acontece às vezes. Se vocês virem o Ronaldo andando por aqui, vão ficar “uau”, ele tem algo diferente aqui. No Brasil, é só um gordo andando pela rua. Neste momento, muitas pessoas no Brasil estão falando sobre o Neymar, mas de uma forma negativa”, disse Kaká.
Por outro lado, Neto fez duras críticas ao pentacampeão do mundo.”O Kaká, deixa eu falar uma coisa pra você. Larga mão de ser otário, irmão. O Ronaldo em qualquer lugar que for nesse país tem que ir com mil seguranças, pois temos ele como um dos maiores ídolos no mundo. Não venha dar entrevista para TV inglesa para dar uma de gostoso”, disse.
Fonte: D24am