A primeira tarde de programação infantil “Garantido, meu brinquedo de criança” superou as expectativas da organização do evento e contou com um grande público que lotou o curral, na sua maioria de crianças, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
A primeira edição do curral infantil do projeto de inclusão social por meio da cultura e da arte do Boi Garantido foi neste domingo, 7 de maio, no curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).
Alegria, empolgação e muita energia foram o combustível para a diversão do começo ao fim da programação. A festa para a criançada vermelha e branca foi comandada pelo apresentador Israel Paulain, que conduziu o evento com sua maestria peculiar, como se fosse uma das noites do Festival de Parintins, em uma recíproca interação com os curumins e cunhantãs perrechés. O filho de Israel, Paulinho Paulain, dividiu a apresentação com o pai.
Para o presidente do bumbá, Antônio Andrade Barbosa, é com grande alegria que se dá o pontapé para esse projeto que vai ser importante para o futuro, não somente para as crianças que participarem no curral, mas para o Boi Garantido, para o Festival de Parintins.
“Isso porque essa brincadeira se tornou muito grande por esse amor desde criança, e que hoje é responsável por sessenta e cinco por cento da economia de Parintins. Ela é desse tamanho porque a gente aprendeu a gostar do nosso boi ainda pequeno. E é isso que queremos com esse projeto, criar dentro do coração de cada criança esse amor pelo boi Garantido. Essa festa é a primeira de muitas programações para as crianças”, frisou o presidente.
Garantido, meu brinquedo de criança. Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido). Foto: Paulo Sicsu
Na primeira edição foram apresentadas as primeiras candidatas à sinhazinha da fazenda mirim que mostraram os trejeitos característicos da filha do amo do boi. Até mesmo a ex-sinhazinha Vanessa Gonçalves brincou no palco em uma apresentação única, acompanhada de seu filho Gláucio Bisneto.
“Pra mim é uma emoção ainda maior porque é a primeira vez que trago meu filho Gláucio Bisneto aqui no curral do Garantido. Ele ainda está muito emocionado de olhar o Garantido. Em momentos de aniversários meu filho vibrava muito com o Garantido, e hoje pra mim, é um momento que passa um filme das ocasiões que estive nesse palco por sete anos, e se torna ainda mais maravilhoso principalmente por poder trazer meu filho”, destacou Vanessa Gonçalves.
Entre as dezenas de crianças que extravasavam a vibração contagiante em participar de um momento especial com o Boi Garantido estava a pequena Lia Pacheco Pinto, de 6 anos de idade. Moradora da Baixa de São José, Lia esteve acompanhada pelos pais.
“É um sonho que se torna realidade de pai pra filho. Meu pai me trazia para os ensaios e hoje trago minha filha aqui para esse momento que ficará eternizado na memória das crianças”, disse o pai de Lia, Lucas Pacheco.
Outro momento marcante foi a evolução do Garantido com os tripas do boi Denildo Piçanã e Arnaldo Buba, além do momento de ritual indígena com o pajé Adriano Paketá. A Batucada e a Banda Garantido, assim como a Companhia de Dança Garantido Show participaram do evento.
Adriano Paketá, pajé do Boi Garantido. Israel Paulian, apresentador. Foto: Paulo Sicsu
Programação
A programação abriu com a participação especial do palhaço Goiabada e sua trupe, que além remeter e resgatar as crianças para o fantástico mundo lúdico do circo, também buscou envolver os pequenos no contexto histórico do Boi-Bumbá Garantido com as brincadeiras culturais.
Depois foi a vez da apresentação do Boi Mirim Tupy e todo seu elenco: pajé, rainha do folclore, cunhã-poranga, tripa do boi e sinhazinha.
A próxima programação infantil “Garantido, meu brinquedo de criança” será no próximo domingo, dia 14 de maio, em um evento especial também em alusão ao Dia das Mães.
Fotos: Paulo Sicsu