Servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram, na manhã da quinta-feira (21/09), da segunda reunião de integração na Casa Legislativa. O encontro mensal tem como foco atualizá-los sobre os procedimentos do órgão, regras internas e as metas da CMM dentro do planejamento estratégico para os próximos anos.
A integração reuniu servidores efetivos, comissionados e os que atuam nos gabinetes, na Sala de Cinema Silvino Santos. As palestras abordaram temas relacionados ao papel da Câmara Municipal e os processos do órgão, entre eles as normas ISO 9001 e 14001, que tratam sobre gestão de processos e gestão ambiental, respectivamente, a serem cumpridas pela Casa.
De acordo com a coordenadora de Planejamento Estratégico da CMM, Camila Bertolini, os treinamentos são obrigatórios para que todos os servidores da Casa possuam os conhecimentos necessários sobre o parlamento.
“Todos nós quando entramos na Câmara assinamos um termo que é a necessidade de treinamentos obrigatórios, dizendo que vamos fazer esse treinamento para ter esses conhecimentos básicos, entre eles o papel dos vereadores, quais os procedimentos padrões em casos de incêndio, e a parte da nossa coleta seletiva, que é um dos pontos fortes da ISO 14001”, pontuou a coordenadora.
Planejamento Estratégico – O planejamento estratégico da CMM foi lançado em abril pelo presidente da Casa, vereador Caio André (Podemos). O plano é dividido em quatro eixos que guiarão as atividades até o ano de 2027: sociedade, gestão, pessoas e recursos.
Nos campos de sociedade e gestão, a CMM tem como objetivos fortalecer a atuação interinstitucional e melhoria da imagem da CMM, além de estimular a desburocratização dos processos internos.
Já nas áreas relacionadas às pessoas e recursos, os objetivos passam pelo aperfeiçoamento de políticas e práticas de gestão de pessoas e também o aprimoramento da gestão de planejamento, orçamento e finanças do Poder Legislativo Municipal.
Entre as metas, o plano pretende executar 95% do orçamento aprovado pela Lei Orçamentária Anual (LOA); aumentar satisfação dos usuários em 70%, ano a ano, até 2027; implementar 95% de melhorias em processos internos de forma desburocratizada até 2027; aprovar pelo menos 20% das leis que promovam a cidadania, esporte, lazer e educação, ano a ano, até 2027; entre outras.
Foto: Divulgação – Dicom/CMM