A experiência imersiva beneficia mais de 470 famílias envolvidas nas atividades que reúnem educação, vivência comunitária e encantamento. O Tour Aromático da Amazônia é uma jornada imersiva que conecta o viajante à natureza exuberante da Amazônia, com os povos que mantêm a floresta em pé e seus conhecimentos ancestrais.
A experiência turística comunitária proporciona momentos únicos de interação com os ribeirinhos, valorizando as riquezas naturais, fortalecendo a produção coletiva e sustentável, e gerando renda para seis comunidades da RDS do Uatumã, no Amazonas. Na sua quinta edição, o tour vem agora mais maduro e cheio de novidades. A viagem ocorre entre os dias 23 a 29 de agosto, com um roteiro multidisciplinar que inclui desde oficinas participativas ministradas pelos comunitários até trilhas na floresta.
“A pedido da comunidade nós adaptamos o calendário e incluímos as atividades de soltura dos quelônios e coleta dos ovos, e ainda a festa do Cajumã, um evento local festivo que reúne as comunidades. Agora teremos roteiros nos meses de fevereiro, agosto e novembro seguindo o calendário local.” destaca Aline Alves, idealizadora do projeto.
O projeto que teve início em 2021 com o objetivo de realizar um tour aromático que promovesse a região fora do período de pesca, hoje se consolida como um roteiro de turismo comunitário no qual a prioridades é criar ações que fortaleçam financeiramente os ribeirinhos, apoiando as atividades locais durante todo o ano. O Tour Aromático já impactou diretamente mais de 1.500 famílias, movimentando cerca de R$ 400 mil reais em apenas 2 anos. A previsão é dobrar esse valor até o final do ano com a implementação das novas turmas e ações previstas.
Os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã são os maiores entusiastas do Tour, para eles a iniciativa surgiu como uma oportunidade única de gerar progresso para a comunidade sem sair de casa. A Elizângela é quem acompanha os grupos e divide um pouquinho da sua rotina e segredos do dia a dia na Reserva, ela conta que sente os impactos positivos através do envolvimento comunitário.
“Era tudo o que nós queríamos, um projeto voltado para a sustentabilidade e cuidado com meio ambiente. Estamos muito felizes em receber, tratar bem e também ser bem tratado, ter apoio e reciprocidade. Tem sido maravilhoso.” comentou Elizângela Cavalcante.
Entre as ações desenvolvidas junto com a comunidade estão feiras de orgânicos, artesanato e os produtos da Inatú Amazônia, marca coletiva de comunidades ribeirinhas que inclui o café Apuí, óleos, manteigas, artesanato, cosmética, e ainda produtos de madeira especialmente desenvolvidos para os integrantes do Tour Aromático. O valor de venda já ultrapassou R$40 mil, nestas três edições, e todo o dinheiro arrecadado foi integralmente para os comunitários.