Aproximadamente 500 alunos, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas da Prefeitura de Manaus, participaram nesta sexta-feira, 10/6, da seletiva municipal de futsal para os Jogos Escolares do Amazonas (JEAS). Os jogos envolveram 18 unidades de ensino de todas as regiões da cidade nas categorias infantil e juvenil masculino, em tempo integral no ginásio de esportes da minivila olímpica do Coroado, zona Leste da cidade. Ao final, foram destinadas quatro vagas no infantil e duas no juvenil.
De acordo com coordenador de esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ronaldo Barreto, a seletiva é muito mais do que uma chance para os alunos participarem de jogos, mas também reflete o trabalho realizado pelos professores de educação física com os alunos da rede.
“A seletiva é uma oportunidade que damos aos nossos alunos de mostrar aquilo que eles têm aprendido no esporte praticado na escola, aprendido com os professores de educação física. O esporte é uma ferramenta fundamental para que a gente venha contribuir na formação geral do aluno. Ajuda na disciplina, no cumprimento de horários, no respeito e nos valores que o esporte proporciona”, disse.
A escola municipal Paulo Freire, localizada no igarapé do Tarumã Mirim, na zona ribeirinha, participou pela primeira vez da seletiva na categoria juvenil. Para o professor de educação física, Yuri Paiva, responsável pelo time, a escola busca a vaga também nessa modalidade, uma vez que já participou dos jogos no xadrez e atletismo.
“É de suma importância, eles têm muito interesse de participar, porque é uma forma se sentirem incluídos, devido ser uma comunidade distante dos grandes centros, apesar de estarmos inseridos no contexto de Manaus. A vontade deles é muito importante, a gente faz esse sacrifício de sair de manhã cedo de barco para depois pegar o ônibus para jogar”, afirmou.
Com passagem pela base do Manaus e atualmente na equipe Sub-17 do São Raimundo, o aluno do 8º ano, Davi Ferreira, 15, da escola municipal Magnólia Frota, conjunto Renato Souza Pinto, bairro Cidade Nova, zona Norte, é a grande referência do time juvenil. Para ele, é uma satisfação defender a escola na seletiva.
“É muito importante participar. Para quem tem o sonho de ser jogador é uma boa oportunidade, e também para quem está começando a realizar seus sonhos. Nosso professor é uma pessoa incrível, que trabalha junto com a gente e temos que agradecer tudo isso a ele”, disse.