Close Menu
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 5 de julho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Educação»Gestores e secretários escolares da prefeitura participam de treinamento sobre o Censo Escolar 2023
Educação

Gestores e secretários escolares da prefeitura participam de treinamento sobre o Censo Escolar 2023

RedaçãoBy Redação21 de junho de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta quarta-feira, 21/6, treinamento com gestores e secretários escolares da rede municipal de ensino, para trabalhar o Censo Escolar 2023. O encontro reúne educadores até esta quinta, 22/6, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, Parque 10, zona Centro-Sul da cidade.

A meta do evento não é somente a contagem dos alunos, mas encontrar soluções para as práticas públicas que serão aplicadas durante o ano. Dentre os vários assuntos discutidos, foram tratadas algumas novidades do Censo, como a inclusão de novas opções de preenchimento dos formulários da escola, turma, gestor, aluno e profissional escolar, além das alterações pontuais de regras de consistências e de fluxos de preenchimento e demandas externas do Ministério Público Federal, Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O subsecretário de Administração e Finanças da Semed, Lourival Praia, participou da programação e alertou sobre o trabalho da secretaria, não apenas sobre a temática em si, mas também para envolver e beneficiar os alunos.

“É um tema fundamental do ponto de vista social, porque a gente vai ter todas as informações dos estudantes e das famílias deles, para dessa forma planejar as ações da Semed. Nós tivemos uma queda em nosso Censo, tínhamos 250 mil alunos, e agora temos 240 mil. Isso quer dizer que menos 10 mil alunos são menos recursos que vão entrar. A gente precisa resgatar essas crianças”, salientou.

Para a chefe da Divisão de Informação e Estatística (DIE) da Semed, Eliete Queiroz, o encontro tem uma relevância muito grande para quem está nas escolas e vai lidar com o Censo, para fazer da melhor forma possível e não ter nenhuma dúvida sobre o assunto.

“Nesses dois dias, vamos capacitar os nossos gestores e secretários para a gente informar sobre a estrutura física, capacidade pedagógica, quantidade de alunos, porque a partir dessas informações o MEC vai trabalhar para definir as nossas políticas educacionais. Este ano, é muito importante, porque a gente tem a prova do Saeb, na qual os alunos do 5º e do 9º ano serão avaliados. Todos os estudantes que forem informados no Censo 2023 serão avaliados no Saeb”, completou Eliete.

A escola municipal Maria Madalena Correa, bairro Vila da Prata, zona Oeste, que atende a 660 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foi uma das unidades escolares que participaram da programação.

“Para nós, diretores, é de fundamental importância, porque nós estamos recebendo novas informações e atualizações do fechamento do Censo escolar. Esse processo é essencial no fim do ano, para fecharmos o ano letivo com os dados corretos. Assim, a gente evita ter problemas com alguma pendência junto ao FNDE”, destacou o diretor da unidade, Mauro Brito.


Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Redação

Related Posts

Instituto ATOS inicia um novo projeto educacional em Manaus

5 de maio de 2025

‘Semed em Movimento’ visita 84 escolas da Prefeitura de Manaus na zona rural

28 de abril de 2025

Inscrições para o workshop ‘Educação Financeira para Artistas e Empreendedores’ seguem até quarta-feira

22 de abril de 2025

Educação de qualidade e segurança alimentar dos alunos são prioridades em nova gestão do prefeito David Almeida

10 de abril de 2025

Prefeitura realiza aula inaugural do Programa Ampliando Horizontes, da rede municipal de ensino

18 de fevereiro de 2025

Prefeito David Almeida realiza entrega de alimentos para merenda escolar nas unidades da rede municipal

23 de janeiro de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.