News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Famosos
  • Mundo
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
  • Educação
  • Economia
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
Facebook X (Twitter) Instagram
Manaus, 23 de maio de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
News AMNews AM
  • Início
  • Quem somos
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Mundo
  • TCE-AM
  • Prefeitura
  • Governo do Amazonas
News AMNews AM
Home»Manaus»Obras acabam com risco de desabamento no conjunto Vila Real
Manaus

Obras acabam com risco de desabamento no conjunto Vila Real

By 21 de janeiro de 2019Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Pinterest Tumblr Reddit Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Mais de vinte mil metros cúbicos de barro e duzentos metros de tubulação estão sendo utilizados para conter a erosão que ameaçava moradores do conjunto Vila Real, na zona Norte da cidade. Os riscos também atingiam moradores do Riacho Doce 2, localizado na parte baixa de uma cratera de aproximadamente 12 metros de profundidade. Hoje, a rua 8 e a rua 15, do Vila Real, que chegaram a ser parcialmente destruídas pela erosão, já estão com asfalto de primeira qualidade, sarjetas elevadas e caixas para evasão de águas pluviais.

“Hoje, nós entregamos essa parte do asfaltamento, mas nós prevemos, para resolver a questão do aterramento, pelo menos 20 mil metros cúbicos de barro. Temos mais sete caixas coletoras implantadas e 200 metros de drenagem profunda. Foi um trabalho de saneamento básico de fôlego e mostra que essa é realmente uma prioridade nossa”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto, que esteve na obra no início da tarde desta segunda-feira, 21/1, para acompanhar a conclusão dos trabalhos nas ruas 8 e 15 e a continuidade do aterramento.

O prefeito destacou, ainda, que o trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, dotando a cidade de uma rede de drenagem profunda mais ampla está dando resultados qualitativos à vida urbana. “Manaus está se tornando cada dia mais resiliente. Hoje, por exemplo, choveu durante toda a manhã e as obras de drenagem e dragagem de igarapés que estamos realizando em toda a cidade são garantias de que podemos aguentar a chuva, sem maiores problemas”, afirmou, acrescentando que trabalhar a drenagem embaixo da terra é dar garantia de saúde e qualidade de vida, em cima dela.

Os problemas nas duas comunidades começaram há algum tempo, mas em março do ano passado, por conta de uma lixeira viciada e constantes chuvas, os desabamentos e a erosão se intensificaram e chegaram a atingir parte das vias. Desde que os trabalhos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) foram iniciados, no ano passado, mais de duzentos metros de tubulação foram implantados para as obras de drenagem profunda, além de sete caixas para evasão de águas pluviais e a recuperação total das ruas.

Ainda é necessário continuar com o trabalho de aterramento, reduzindo e nivelando a cratera, com a implantação de cinco platores. As máquinas continuam trabalhando na terraplanagem e aterro. Mais de 10 mil metros cúbicos de barro já foram utilizados e ainda devem ser utilizados outros 10 mil até o final da obra. “A erosão ainda está grande, mas já foi estabilizada e não há mais risco de desabamento. O sistema de drenagem está sendo finalizado, mas ainda temos muita coisa para o aterro, ainda”, afirmou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Para os moradores, a conclusão desta etapa da obra é motivo de tranquilidade e segurança. “O prefeito atendeu o nosso apelo e, graças a Deus, está concluindo a obra, para a nossa tranquilidade”, disse Sidney Mamed, morador da rua 8.

Texto: Jacira Oliveira/ Semcom

manaus obras prefeitura ruas vila real
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Related Posts

Instituto ATOS inicia um novo projeto educacional em Manaus

5 de maio de 2025

VÍDEO: Bebê é encontrado abandonado em carrinho no meio da rua em Manaus

29 de abril de 2025

Por 6 votos a 4, STF decide manter a prisão do ex-presidente Collor

29 de abril de 2025

Trata Bem Manaus: Águas de Manaus atualiza cronograma de obras da última semana de abril

29 de abril de 2025

Boi Caprichoso realiza lançamento do álbum ‘É Tempo de Retomada’ em Manaus, neste sábado (26)

26 de abril de 2025

Prefeitura de Manaus anuncia avanço nas obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’, na zona Oeste

22 de abril de 2025
Espaço Publicitário
Publicidade
Espaço Publicitário
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram
© 2025 News AM. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Jhony Souza

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.