Por volta das 12h20, Policiais Militares do 5° BPM/COARI, SGT LUÍS SANTOS, SD PM A.BRASIL e SD PM DÉLCIO prenderam em flagrante delito pelo crime Tentativa de Homicídio e Porte ilegal de arma de fogo de uso restrito o nacional: WÂNGELO FREITAS DA COSTA, 23 morador do bairro Pêra 2.
De acordo com os Policiais Militares, estes foram acionados por populares informando que um infrator havia tentado matar um cidadão em um Mercadinho na Rua Rui Barbosa – Tauá Mirim, mas foi baleado e preso por um policial militar à paisana.
Os Policiais chegaram no local e encontraram o SGT PM HENOC que lhes entregou 01 (UMA) ARMA DE FOGO, TIPO PISTOLA, MODELO PT 840, MARCA TAURUS, CALIBRE . 40 COM PARTE DA NUMERAÇÃO SUPRIMIDA E MAIS 10 (DEZ) MUNIÇÕES INTACTAS E 02 (DOIS) ESTOJOS DE MUNIÇÃO CALIBRE .40 DEFLAGRADOS.
Foi verificado que infrator WÂNGELO FREITAS, estava com pelo menos 02 (dois) ferimentos à bala e por este motivo, após receber voz de prisão, foi socorrido e levado ao Hospital Regional de Coari/AM, onde seria submetido a procedimento cirúrgico para retirada dos projéteis alojados em seu corpo.
Ainda no local da ocorrência, os policiais militares, tomaram conhecimento que WÂNGELO FREITAS, foi até o mercadinho para matar um desafeto conhecido por WELLINGTON devido uma briga acontecida no sábado passado, onde o irmão de WÂNGELO foi violentamente agredido. O infrator, logo que avistou seu desafeto chegou atirando no local, e quase atinge a mãe e a irmã de WELLINGTON, momento, que o SGT PM HENOC reagiu e atingiu WÂNGELO FREITAS com dois disparos.
As vítimas e testemunhas foram conduzidas, juntamente com armamento apreendido até à 10a Delegacia de Polícia Civil, para onde também se dirigiu o SGT PM HENOC para se apresentar, fazer o registro do Boletim de Ocorrência e ser ouvido.
Para o Comandante do 5° BPM/COARI, Major Pedro Moreira, o SGT PM HENOC foi um VERDADEIRO HERÓI, evitando com sua ação, uma tragédia sem precedentes, visto que o infrator estava visivelmente transtornado, segundo relatos de testemunhas, e possuía muitas munições na arma para levar a cabo seu intento e ferir outras pessoas também.