O Instituto Pontual realizou um estudo no município de Coari no período de 10 a 15 de abril, com 504 entrevistas presenciais, com margem de erro de 4,3% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%.
O objetivo do estudo foi identificar qual pré-candidato lidera a corrida para a eleição do próximo ano, e para isso, os eleitores foram perguntados com a seguinte questão, “No próximo ano, vamos ter a eleição para escolher o prefeito de Coari, desses nomes, em quem você votaria?”.
Durante a realização do questionamento ao entrevistado, os eleitores eram apresentados a um disco contendo a imagem dos seguintes pré-candidatos, o atual prefeito Adail Filho, Arnaldo Mitoso, Bat, Gilberto de Deus, Iran Medeiros, Messias do Lojão, Magalhães, Orlando e Robson Tiradentes Jr.
Resultado da Pesquisa Estimulada
Na pergunta estimulada, onde o disco com a imagem do candidato é mostrado ao eleitor, o atual prefeito o município, Adail Filho, obteve 38,9%, liderando a corrida. Em segundo lugar, Arnaldo Mitoso possui 9,5%, logo atrás vem Messias do Lojão com 5,6%.
Em quarto lugar para a conquista da prefeitura de Coari, houve um empate entre os candidatos Orlando e Iran Medeiros, ambos com 4,0%. Já o candidato Robson Tiradentes Jr, conquistou 3,6% e Magalhães 3,1%.
Bat e Gilberto de Deus tiveram o menor desempenho, com 1,2% e 0,4%, respectivamente.
Do total da amostra na pergunta estimulada, o número de eleitores que afirmaram ainda estar indecisos sobre a sua opção de escolha chegou a ser maior que os dos dois últimos candidatos, com 6,7% e 23,0% dos entrevistados optaram por escolher em nenhum desses candidatos apresentados no estudo.
Resultado dos Votos Válidos
O Instituto Pontual aponta que nos votos válidos, ou seja, sem os números de indecisos e nenhum deles, obteve um resultado ainda mais esclarecedor dessa corrida para a prefeitura de Coari.
De acordo com o estudo, o atual prefeito Adail Filho continua na liderança obtendo 55,3% dos votos válidos, seguido de Arnaldo Mitoso com 13,5%, Messias do Lojão com 7,9% e o empate entre os candidatos Orlando e Iran Medeiros, ambos conquistando 5,6%.
Além disso, Robson Tiradentes obteve 5% dos votos válidos, logo em seguida, Magalhães com 4,5% e Bat com 1,6%. O candidato Gilberto de Deus obteve o resultado mais baixo do estudo, ficando em última opção para a prefeitura de Coari segundo os eleitores com 1%.
Tudo isso mesmo com milhares de buracos em toda cidade de Coari e os diversos escândalos envolvendo o nome do pai do atual prefeito e também o nome do atual prefeito, essa pesquisa é um tanto duvidosa.
Vamos acompanhar os próximos capítulos dessa novela chamada (CHAMADA COARI A TERRA DO ABANDONO)