A lei n°2848 que institui a semana do Artesanato e a Semana do Artesanato Urbano e Rural no calendário oficial de Manaus foi proposta pelo vereador Peixoto (Agir36) por meio do Projeto de Lei (PL) 97/2021 aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e promulgado em janeiro desse ano.
Peixoto esclareceu que o objetivo do PL foi o de prestigiar os artesãos do nosso município por meio da instituição de uma campanha de valorização e promoção ao artesanato urbano e rural, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 19 de março.
Nesta terça-feira, (15/3), a prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) iniciou a semana do Artesanato em um shopping localizado na zona centro-sul da cidade.
“E uma grande notícia a prefeitura realizar uma exposição em um dos maiores shoppings de Manaus tornando concreto o objetivo da Lei de nossa autoria que cria a Semana do Artesanato e Semana do Artesanato Rural”, disse o vereador ao enfatizar que o artesanato amazonense é conhecido em todo o mundo por sua criatividade e que a lei aprovada vai ao encontro das ações desenvolvidas pela prefeitura de Manaus que visam incentivar os artesãos.
“Em cada peça de artesanato há uma identidade cultural, uma história de vida, um diferencial que torna o item exclusivo, por isso o artesanato amazonense atrai tanta atenção dos turistas e da sociedade como um todo”, frisou o vereador.
Foto: Hércules Andrade