A ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares na invasão da Ucrânia por Moscou “pode ser uma realidade”, segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Talvez ontem tenha sido um blefe. Agora, pode ser uma realidade”, disse Zelensky à CBS em uma entrevista que foi ao ar neste domingo (25). “Eu não acho que ele está blefando.”
Putin anunciou sua escalada militar durante um discurso nacional na última quarta-feira (21), em um esforço para fortalecer a fracassada campanha militar de Moscou na Ucrânia.
Ele pediu um aumento do recrutamento militar, com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, confirmando mais tarde que o país convocará 300.000 reservistas para servir no conflito — uma estratégia que já foi recebida com reação na forma de protestos acalorados em casa.
Ao abordar o uso potencial de armas nucleares, Putin alertou que “aqueles que tentam nos chantagear com armas nucleares devem saber que os ventos predominantes podem virar em sua direção”.
Após os comentários de Putin na semana passada, Zelensky disse que a Rússia estava tentando alavancar sua ocupação da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
“Ele quer assustar o mundo inteiro. Esses são os primeiros passos de sua chantagem nuclear”, disse ele.
“Acho que o mundo está dissuadindo e contendo essa ameaça. Precisamos continuar pressionando ele e não permitir que ele continue.”