Uma nova tendência estranha, que ninguém parece saber de onde surgiu, se popularizou no TikTok: jovens que praticam “saltos mortais”, ao se jogarem de grandes alturas para caírem de barriga na água. Apesar da prática ser um esporte reconhecido há décadas, a onda de saltos preocupa autoridades, que temem que a tendência se espalhe entre pessoas inexperientes.
A estrela principal da categoria na rede social é a nadadora norueguesa Asbjorg Nesje. Seu vídeo mais recente foi visto nada menos que 43,2 milhões de vezes. Na gravação, Asbjorg pula de um trampolim a 24,8 m de altura e ainda cai de barriga na água, arrancando suspiros de uma pessoa que filmou a cena.
Após muitos comentários perguntarem, aflitos, se a aventureira corajosa estava bem após o salto, ela publicou outro vídeo, que mostra a queda de outro ângulo — e o subsequente retorno triunfal.
O clipe de sucesso viral é mais uma mostra de que o “salto mortal” (#deathdiving) se tornou uma tendência das grandes, com mais de 250 milhões de visualizações acumuladas. Agora, autoridades temem que muitos amadores sem conhecimento de saltos possam se aventurar de forma perigosa em busca de sucesso.
O próprio TikTok passou a classificar os vídeos da tendência com o aviso que diz: “As ações neste vídeo foram realizadas ou supervisionadas por profissionais. Não tente realizá-las”.
Em outro aviso complementar, a rede social diz: “Participar desta atividade poderia resultar em ferimentos a você ou a outras pessoas”. Um levantamento do tabloide New York Post revelou que a grande maioria dos envolvidos nos saltos mortais são realmente profissionais.
Esporte para se divertir
A modalidade foi criada na Noruega (onde é chamada de “dødsing”), em 1970, como uma forma bem-humorada e livre de salto na água. Anualmente, o país sedia o Mundial da categoria. O recorde de altura do salto masculino é de 31,8 m, e é dividido entre três atletas. O recorde feminino é justamente de Asbjorg, do trampolim de quase 25 m.
Para fazer um bom salto, os atletas devem se atentar a três critérios: a corrida, o voo e a aterrissagem. Existe até um tutorial para um bom salto mortal, como é possível ver abaixo (sim, é um pouco assustador!).
Mas na era de velocidade viral, muitos podem tentar saltos de altura sem saber regras de segurança mínimas — ou se ater ao fato de que bater de barriga na água de certa altura pode ser tão perigoso quanto cair no chão.
Fonte: D24am